Toledo intensifica combate à dengue em Ecoponto Itinerante no Santa Clara IV
26/05/2023
As ações de combate ao Aedes aegypti serão intensificadas neste sábado (27), quando a Comissão de Mobilização do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo promoverá, das 8h às 12h, mais uma edição do Ecoponto Itinerante no Jardim Santa Clara IV. Na ocasião, os moradores poderão entregar objetos que podem acumular água (vasos, pneus, garrafas, móveis velhos, entre outros), servindo de criadouro para o mosquito – apenas galhos de árvores e entulhos de construção não serão recolhidos.
A base de operações ficará na Rua Arthur Mazzaferro, ao lado do ponto de coleta do Meio Ambiente, onde contêineres que serão instalados de forma provisória receberão o material que será recolhido. A escolha do Santa Clara IV não é à toa: no atual ano epidemiológico, iniciado em agosto do ano passado, 250 moradores foram notificados com sintomas suspeitos de dengue foram notificados no bairro.
Destes, 136 testaram positivo para a doença, a maior quantidade entre bairros e distritos de Toledo. Um dos moradores infectados teve complicações e veio a óbito no final de abril.
Ao todo, o bairro possui 60 quarteirões e 1.956 imóveis, os quais têm sido periodicamente visitados pelos agentes de combate a endemias (ACEs). Nesta semana, estes profissionais têm orientado a população, identificado criadouros do Aedes aegypti e eliminado objetos onde há ou pode haver acúmulo de água. “No que está ao nosso alcance, já estamos adiantando o trabalho. Contudo, é fundamental que os moradores do Santa Clara IV abracem o Ecoponto Itinerante e recolham de seus quintais e até de dentro de casa tudo aquilo que pode acumular água. Só assim podemos impedir que o mosquito se reproduza e transmita a dengue e outras doenças perigosas”, destaca a coordenadora do setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian König.
Foram convidados a participar das atividades integrantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada que compõem a Comissão de Mobilização do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo: secretarias da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente, da Fazenda e Captação de Recursos, de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, de Segurança e Mobilidade Urbana, de Assistência Social, de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, Gabinete do Prefeito, Conselho Municipal de Saúde, hospitais privados, 20ª Regional de Saúde, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Associação Médica de Toledo, Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), Defesa Civil, Núcleo Regional de Educação, Câmara de Vereadores, clubes de serviço, igrejas, entidades de representação classista e universidades. “Precisamos do apoio do maior número possível de parceiros para esta missão, que será bastante árdua. É nosso dever estarmos lá para minimizar o estrago que o Aedes aegypti tem feito ali. Em geral, os ecopontos têm uma boa adesão da população e certamente desta vez não será diferente”, pontua a secretária de Saúde.