ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS MARCARÃO O NOVEMBRO AZUL EM TOLEDO
07/11/2022
A exemplo do que ocorreu no Outubro Rosa, Toledo promoverá de forma descentralizada as ações alusivas ao Novembro Azul, campanha em nível internacional que visa à prevenção do câncer de próstata e outras doenças prevalentes no público masculino. Durante todo o mês, 17 unidades de saúde – 12 na cidade e cinco no interior – oferecerão vários procedimentos dedicados exclusivamente para eles.
Em duas unidades já foram realizadas atividades. No último sábado (5), a UBS do Panorama promoveu, em parceria com o curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR/câmpus Toledo), ações educativas sobre nefrologia e urologia, além de coleta de testes rápidos, consultas médicas, aferição de sinais vitais, verificação de situação vacinal, atendimento com nutricionista e agendamento de exames com os encaminhamentos necessários – estas ações (exceto a feita em parceria com a UFPR) voltarão a ser oferecidas nesta quinta-feira (10), das 18h às 22h. Neste mesmo dia, o posto do distrito de Dez de Maio da Estratégia Saúde da Família (ESF) Interior Oeste recebeu roda de conversa sobre saúde do homem (incluída a mental), consulta médica, solicitação de exames laboratoriais e realização de teste rápido.
A secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, comenta que os homens costumam procurar assistência só quando realmente estão doentes, mas pondera que este é um hábito que precisa mudar, sobretudo durante o Novembro Azul. “Queremos que este público procure as unidades de saúde e outros locais onde haverá serviços exclusivos para eles, como atendimento odontológico, testes rápidos, orientações sobre hipertensão e diabetes, revisão da carteirinha vacinal e todos os assuntos correlatos à saúde masculina. A maioria das unidades de saúde fará isso em horário estendido ou aos sábados, pensando nos homens que trabalham em horário comercial. Portanto, não tem desculpa para não aproveitar esta oportunidade”, salienta.
Programação
Confira abaixo o cronograma de atividades do Novembro Azul, com as datas e horários em que ações ainda serão promovidas em cada unidade de saúde. Para mais detalhes, os interessados devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de casa e consultar quais serviços serão oferecidos nestes espaços.
Mês inteiro – Horário normal de funcionamento – UBS Maracanã (atualmente na Central de Fisioterapia)
8 e 9/11 – Terça e quarta-feira – 17h30 às 20h30 – UBS Pancera
9 e 23/11 – Quartas-feiras – 18h às 22h – UBS Bressan
9, 16, 23 e 30/11 – Quartas-feiras - Horário normal de funcionamento – UBS São Francisco
10/11 – Quinta-feira – 8h às 12h – UBS Panorama
10/11 – Quinta-feira – 18h às 21h – UBS Cosmos
10 e 24/11 – Quintas-feiras – Horário normal de funcionamento – UBS Porto Alegre
17/11 – Quinta-feira – 19h às 20h – UBS Novo Sarandi
18 e 25/11 – Sextas-feiras – 17h30 às 18h30 – ESF Interior Oeste (Concórdia do Oeste)
19/11 – Sábado – 8h às 12h – UBS Maracanã
19/11 – Sábado – 8h às 12h – UBS Jardim Concórdia
19/11 – Sábado – 8h às 16h30 – UBS Alto Panorama (atendimento ampliado ao público masculino durante todo o mês)
19/11 – Sábado – 8h às 17h – UBS Centro de Saúde
19/11 – Sábado – 8h às 17h – UBS Europa
23/11 – Quarta-feira – 7h às 13h – UBS Vila Ipiranga
26/11 – Sábado – 8h às 12h e 13h às 17h – UBS Santa Clara IV
28/11 – Segunda-feira – 7h às 13h – UBS Dois Irmãos
Dia e hora a definir – UBS São Luiz do Oeste
Saúde na Estrada
Na onda do Novembro Azul, o Saúde da Estrada, promovido pela distribuidora e rede de postos de combustíveis Ipiranga, chega a Toledo nesta quinta-feira (10). Uma carreta adesivada com a logomarca no programa estará estacionada no Posto Estradão (saída para o distrito de São Luiz do Oeste) oferecendo, das 8h às 17h, vários serviços, como aplicação de vacinas contra gripe e Covid-19, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Estes procedimentos serão realizados por servidores da Secretaria Municipal da Saúde, parceira da iniciativa, que já é realizada desde 2007, mas estava sem ser realizada desde 2020 em função da pandemia do novo coronavírus. A estrutura física e os insumos (luvas, algodão, kits para testagem, entre outros) ficam por conta do Saúde na Estrada.