Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído: especialistas alertam sobre os perigos e dão conselhos preventivos
30/04/2024
O Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, celebrado nesta quarta-feira (24), é uma grande oportunidade de reforçar a prevenção. Especialistas em saúde auditiva e otorrinolaringologistas reiteram a importância de proteger a audição contra os danos causados pelo barulho excessivo. A data, celebrada desde 1996, serve como um lembrete oportuno para toda a sociedade sobre os perigos que o ruído pode representar para a saúde auditiva e bem-estar geral.
A médica Claudiane Mozer, que também é membro do Conselho de Administração da Uniprime Pioneira, destaca que a perda auditiva muitas vezes é irreversível e por isso é tão importante trabalhar de forma preventiva. “Essa campanha mundial ajuda a conscientizar as pessoas sobre esses riscos. No caso dos trabalhadores, o uso de equipamentos de proteção individual é a melhor solução. Também queremos levar esse debate para as escolas, pois os estudantes podem ser multiplicadores dentro de seus núcleos familiares”, reforça.
A otorrinolaringologista pontua alguns setores que são de maior risco, como aviação, marcenaria, produção de shows musicais, construção civil e agricultura, onde há o emprego de máquinas e equipamentos que emitem ruídos acima do que é considerado saudável. “É difícil para a própria pessoa perceber os primeiros sintomas. Geralmente, quando um paciente chega ao consultório, ele já perdeu parte da audição. Por isso, nosso esforço de levar informação e evitar casos mais graves”, salienta a Dra. Claudiane.
É essencial conscientizar pacientes mais jovens, alerta o Dr. Maurício Garcia
O ruído excessivo está se tornando uma preocupação crescente, especialmente nas áreas urbanas, onde a exposição a níveis elevados de som é comum. Os danos vão desde zumbido nos ouvidos (tinnitus), até perda auditiva permanente, além de distúrbios do sono e estresse crônico.
O otorrinolaringologista e membro do Conselho de Administração da Uniprime Pioneira e da Uniprime Central, Maurício Garcia, destaca a importância de conscientizar a juventude. "Os jovens muitas vezes não dão atenção ao tema e se expõem ainda mais ao som alto. Fones de ouvido, por exemplo, são muito prejudiciais quando usados com volume elevado. O ideal é procurar ajuda médica nos primeiros sintomas", orienta.
Dr. Maurício também lembra que, além do ruído, outras doenças podem ter consequências sérias, como a otite. "Além dos trabalhadores, dos adultos, precisamos estar muito atentos às crianças. As infecções quando não tratadas adequadamente trazem riscos graves para a saúde auditiva", reforça.
Confira algumas dicas importantes para cuidar da sua audição:
1. Use Protetores Auriculares: Sempre que estiver exposto a ambientes ruidosos, como shows ao vivo, festas, ou durante atividades como cortar grama ou operar equipamentos barulhentos, use protetores auriculares. Eles ajudam a reduzir a quantidade de som que atinge seus ouvidos, protegendo sua audição.
2. Limite a exposição ao ruído: Tente limitar o tempo que você passa em ambientes barulhentos sempre que possível. Se você trabalha em um ambiente ruidoso, faça pausas regulares para descansar seus ouvidos.
3. Controle o volume: Ao ouvir música com fones de ouvido, mantenha o volume em um nível seguro. Evite aumentar o volume para bloquear o ruído ao seu redor, pois isso pode causar danos aos seus ouvidos.
4. Faça check-ups auditivos regulares: Consulte um otorrinolaringologista regularmente para exames auditivos. A detecção precoce de problemas auditivos pode ajudar na prevenção de danos mais graves no futuro.
5. Eduque-se e aos outros: Compartilhe informações sobre os riscos do ruído excessivo com sua família, amigos e colegas. Quanto mais pessoas estiverem cientes dos perigos, melhor será a proteção de todos.