Sub11 da AFETO conquista terceiro lugar no Paranaense
12/12/2022
As atletas da categoria Sub11 da AFETO/ITAIPU BINACIONAL/SMEL tiveram a oportunidade de disputar, pela primeira vez, o Campeonato Paranaense de Futsal. A competição aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de novembro, em Guarapuava, e a equipe conquistou o 3º lugar na série prata.
Sob a coordenação da professora Cristiane Caroline Panarotto, 17 atletas participaram da competição. “A alegria de ter participado e ficado em terceiro lugar estava estampada no rosto das meninas. Era como se o grito delas fosse de campeãs. E não deixou de ser, pois elas são e foram campeãs ao enfrentar algo totalmente novo que é uma competição a nível paranaense”, comenta a professora ao ressaltar a reação da equipe mesmo não conquistando o primeiro lugar.
Conforme a coordenadora do projeto Salete Assufi Dallanol, a participação no Campeonato Paranaense de Futsal trouxe resultados positivos e apontou muitos desafios. “Confirmamos aspectos que estamos trabalhando adequadamente e constatamos outros em que precisamos avançar. Um aspecto positivo dessa participação é a possibilidade de iniciar a temporada de 2023 com a equipe já formada. Isso porque da nossa equipe, apenas quatro atletas não jogarão sub11, em 2023. A maioria continua na mesma categoria, pois são nascidas em 2012, 2013 e 2014”.
Outro ponto destacado pelas professoras foi de que o Campeonato se revelou uma “amostragem” muito interessante do que o Paraná terá daqui uns anos nas categorias do sub17, 20 e adulta. “Meninas atualmente com 10, 11 anos driblando, gingando, “bailando” enquanto jogam. Outras “voam” com bola no pé. Outras ainda choram quando erram gol. Uma mistura de futsal e alegria contagiante. Foi uma grande festa entre as meninas, suas famílias e professores”, comenta Salete.
O Campeonato Paranaense de Futsal Sub11 reuniu mais de 120 meninas que mostraram na quadra o que já sabem da modalidade do futsal. “Além das capacidades motoras, técnicas e noções de tática de jogo, foi possível observar atitudes de companheirismo, ajuda mútua, disciplina, obediência, respeito e muita alegria”, destacam as professoras.
Por outro lado, o Campeonato também provoca os professores das entidades esportivas inscritas na Federação a antecipar o início de trabalho de especialização e aperfeiçoamento dos fundamentos do futsal em, pelo menos, dois anos. “Isso exige uma revisão da metodologia e graduação dos conteúdos para o trabalho com as meninas entre 10 e 11 anos. Desta forma, aceleramos a entrada nos programas de iniciação do rendimento e performance. Apesar da mudança de algumas regras da modalidade para adequar às necessidades das meninas, ainda assim, participar de um campeonato na categoria sub11 é bem diferente de participar de evento de integração que costumamos proporcionar para as participantes dos nossos projetos”, explica Salete.
Além desses pontos, o Campeonato Paranaense de Futsal Sub11, mesmo antes de acontecer, estimulou os professores da AFETO. “Foram vários os aspectos positivos, entre eles a aproximação das famílias com a equipe pedagógica da AFETO, o aumento do número de matriculadas na categoria sub 11 oriundas das escolinhas espalhadas pelos bairros e a ampliação das atividades. Os resultados da participação vão muito além do terceiro lugar”, comemoram as coordenadoras.
A realização deste projeto de iniciação ao futsal da AFETO é possível por meio de apoiadores e patrocinadores. Entre eles, a ITAIPU BINACIONAL e a Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo.