AFETO apoia projeto PARA = AÇÃO
01/11/2022
PARA = AÇÃO. Para igual ação. Este nome já diz muito sobre um projeto que a AFETO (Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo) passou a apoiar este ano.
Trata-se de uma proposta voltada a pessoas com deficiência na modalidade atletismo, sendo coordenada pela professora Cristiane Caroline Panarotto, que integra a AFETO graças ao apoio da ITAIPU BINACIONAL.
A AFETO como entidade esportiva concebe o esporte como uma poderosa ferramenta para a promover a inclusão das pessoas com deficiência e por essa razão disponibilizou professora, espaço e materiais. Além de incentivar os atletas por meio de palestras, eventos de formação e investimento no transporte, inscrição e suporte em competições.
“Entendemos que a atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência.O esporte melhora a autoestima, a autoconfiança, a capacidade motora desenvolvendo a autonomia e se tornando mais independente. Ter em nosso meio paratletas é ter alguém que nos inspira. Nos torna mais humanos, tolerantes. Promove a vivência do esporte no seu real sentido”, destaca a coordenadora do projeto Cristiane Caroline Panarotto.
Dentro do PARA = AÇÃO, os paratletas são instruídos desde o processo de iniciação esportiva até o aperfeiçoamento técnico com intuito da participação em competições de atletismo, nas categorias de campo e pista.
Atualmente, são quatro participantes do projeto (dois amputados, um cadeirante e um síndrome de down) e eles já participaram do 1º Campeonato Regional Paradesportivo de Toledo. “O projeto é bem recente ainda. A ideia é abrangermos mais atletas e já incentivamos a participação em competições para podermos ter clareza do nível em que estão”, comenta a coordenadora.
Raquel Cerutti é uma das paratletas que está muito feliz em poder fazer parte do PARA = ACÃO. “Além de me ajudar com a adaptação da prótese, o projeto permite mostrar que podemos superar todas as nossas dificuldades”.
Os treinamentos acontecem na academia da Unipar, nas segundas e quartas, às 13h; e o treino técnico e tático é realizado no Centro Olímpico (Estádio Municipal), nas terças e quintas, às 10h.
O PARA = AÇÃO também conta com parceiros locais: Orca Contabilidade, DPL, Sicredi, Loja de Utilidades Santos, Farmácia Nossa Farma, Vip/Dinâmica- Seguros, Restaurante Peixe Frito Pantanal, Restaurante Filezão, Academia Fisiclub, Pioneiro Luminosos/Studio Gráfico Elton Costa, Hospital Dr. Campagnolo, Dr. Marco Ribeiro, revista Lance A Lance, Unipar, Prefeitura Municipal e SMEL.