Projeto Empoderamento com AFETO é lançado
18/01/2024
Quase 400 meninas que integram os projetos da AFETO (Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo) vivenciaram um dia completamente diferente, no Centro de Eventos Desireé Refosco, durante a festa de lançamento do projeto “Empoderamento com Afeto: futsal e futebol feminino - ano II”.
O projeto, que tem o objetivo de proporcionar atividades recreativas, educativas e esportivas para meninas e desenvolver a modalidade do futebol e futsal feminino, atende, atualmente, 362 meninas com idades entre 8 e 17 anos em contraturno escolar, número que ultrapassa o previsto no projeto que é o atendimento de 240 meninas.
Isso graças À LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE, que permite a aplicação de recursos provenientes de renúncia fiscal em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas. Assim, pelo segundo ano consecutivo, o projeto pôde ter continuidade com o apoio das empresas PRATI DONADUZZI, BRDE, INSTITUTO LOJAS RENNER e DPL- DISTRIBUIDORA DE PEÇAS.
“O sentimento que temos na AFETO é de gratidão por essas empresas acreditarem no nosso sonho e confiarem no nosso trabalho. A continuidade deste projeto representa a realização do sonho de ver o esporte, em especial o futebol e futsal feminino, como ferramenta de empoderamento para as meninas, como direito, como “criador” de condições para o desenvolvimento saudável, para o exercício de atitudes e habilidades de convivência”, destaca a professora Salete Assufi Dallanol.
Com essa convicção, o lançamento do projeto foi marcado por uma festa animada, com a participação de familiares das meninas integrantes dos projetos, da presidente da diretoria da AFETO Vera Lucia Ludwig Simonis e autoridades locais: representante do deputado federal Elton Welter, prefeito Beto Lunitti, secretário de esportes Eudes Dallanol, secretária da Educação Marli Costa, diretores das escolas e colégios onde acontecem as atividades e representantes das empresas parceiras da Associação, entre elas SICREDI, UNIPAR, Clínica de Fisioterapia Luciane Gramowisk, Instituto AGIS, Metal Arte e Orca Contabilidade.
O evento incluiu também a homenagem "ATLETA NOTA 10", com reconhecimento de 30 atletas pelo desempenho excepcional. Os presentes na festa puderam ainda conhecer um pouco da história da AFETO, através da exposição dos mais de 50 modelos de uniformes usados entre 2002 e 2023. Além disso, houve uma competição entre as escolinhas para escolher o melhor grito de guerra, proporcionando disputa e diversão ao público.
“O evento foi um sucesso. Gostaríamos de expressar nossa gratidão às alunas, famílias e autoridades que estiveram presentes neste dia tão especial, também um agradecimento especial a todos os nossos patrocinadores e parceiros que caminham conosco nessa jornada”.