Equipe Sub 17 da Afeto/SMEL/Toledo se destaca nas competições escolares e Jogos da Juventude do Paraná
12/06/2024
No cenário vibrante do futebol feminino, a equipe Sub 17 da Afeto/SMEL/Toledo tem se destacado nas competições escolares e nos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs). Com uma performance impressionante nas fases municipal e regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), o time agora se prepara para enfrentar a fase macrorregional em junho, prometendo ainda mais emoções e conquistas.
As jogadoras são alunas do Colégio Estadual Senador Attilio Fontana (CESAF) e atendidas pela Afeto (Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo, por meio do projeto que conta com apoio financeiro da Itaipu Binacional e Prefeitura de Toledo, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Nas primeiras fases do JEPs, a equipe enfrentou desafios relacionados a execução da parte tática e técnica do jogo coletivo. “É uma competição longa que vai escalonando desde as fases municipal até a nacional. Em cada uma destas fases, as equipes adversárias são de regiões diversas, o que exige um repertório variado de sistemas de jogo. O nível de exigência tática, técnica e física aumenta a cada etapa, tornando a competição ainda mais desafiadora", destaca a professora e técnica da equipe Salete Conceição Assufi Dallanol.
Apesar disso, a equipe está otimista para a fase macrorregional, que inicia em junho. "A expectativa é que estejamos mais tranquilas em relação à parte física. Reformulamos as rotinas de treino para fortalecer o aspecto muscular e cardiorrespiratório. Nesta fase, jogam cinco equipes para duas vagas, então, estamos focando bastante na preparação física, pois acreditamos que isso será crucial para garantir uma das vagas".
O que não será surpreendente, pois desde o início das competições, a evolução da equipe tem sido notável. "A equipe está madura e consciente das dificuldades na próxima fase, especialmente, porque muitas atletas já participaram destes jogos em 2023, quando foram vice-campeãs estaduais. Essa experiência ajuda a administrar a ansiedade e a reservar energia para o jogo", afirma a técnica.
JOJUPS - Paralelo ao JEPs, algumas atletas de 13 a 17 anos ainda fazem parte da equipe que compete os JOJUPs, cujo início da fase regional foi promissor. "Obtivemos ótimos resultados. O mais importante foi que atletas e professores concluíram a primeira etapa conscientes dos aspectos que precisam ser aprimorados para conquistar a vaga para a fase macrorregional."
Salete salienta que a participação nos JOJUPs é fundamental para o desenvolvimento das atletas. "As jogadoras estão numa fase de especialização e aperfeiçoamento. Participar dos JOJUPs é uma vitrine que pode facilitar a transição das escolinhas para clubes esportivos, iniciando uma carreira profissional. Além disso, os valores olímpicos adquiridos ao longo dos anos de preparação são incalculáveis".
Somado a isso, competições como os JEPs e JOJUPs são essenciais para o desenvolvimento do futsal e futebol feminino na região. "Esses eventos são uma grande oportunidade de ocupar nosso espaço. Eles promovem a divulgação e o desenvolvimento do esporte feminino, aumentando a procura por vagas nas escolinhas após os eventos", destaca Salete.