Cidadãs conscientes: ações educativas da AFETO vão além das quadras e campos
13/05/2024
As participantes dos projetos socioesportivos da AFETO (Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo) aprendem mais do que apenas jogar futsal e futebol. Por meio de uma série de ações educativas, essas jovens atletas estão sendo preparadas para enfrentar os desafios da vida em sociedade, enquanto desenvolvem as habilidades esportivas.
Atualmente, a AFETO, com o apoio da Itaipu Binacional e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Toledo, atende meninas com idades entre 8 e 17 anos na modalidade de iniciação ao futebol e ao futsal; outras, em nível de alto rendimento e ainda desenvolve o paraatletismo por meio do projeto "PARA=AÇÃO".
Todos os integrantes do projeto participam de ações educativas, que são diversificadas e divididas em ciclos de palestras e implementação pedagógica. Por exemplo, recentemente, uma palestra realizada em 23 de março abordou o tema "O Olimpismo e a Formação da Atleta", ministrada por Kelli Cristina Boscarioli da Silva, técnica esportiva da Secretaria Municipal de Esportes de Toledo.
O formato da palestra favoreceu o debate, a exposição de ideias, a contraposição. “Pressupõe a presença do mediador que é a pessoa com formação na área capaz de conduzir o debate e, a partir dele, proporcionar novos conhecimentos e novas atitudes”, explica a professora Salete Assufi Dallanol.
Por isso, Kelli Cristina foi convidada a abordar esse tema. Formada em Educação Física, ela iniciou a vida esportiva aos 13 anos em um projeto social no Ginásio de Esportes Euzébio Garcia, no minivôlei. E desde então dedicou sua vida ao esporte como atleta e técnica desportiva no futsal feminino de Toledo.
Segundo Kelli Cristina, o Olimpismo tem como princípios a igualdade, amizade, compreensão mútua, solidariedade e o fair play. “Mais que uma filosofia esportiva, do Olimpismo é uma filosofia de vida. A ideia é que essas práticas e valores ultrapassem as fronteiras das arenas esportivas e influencie a vida de todos”. Esses são os valores que a AFETO busca transmitir às participantes do projeto.
COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Por essa razão, além das atividades esportivas, a AFETO investe em complementação pedagógica, conduzida pela professora Cristiane Caroline Panarotto. Esse trabalho, realizado em contraturno escolar, inclui acompanhamento do rendimento escolar, revisão de conteúdos, apoio às atividades extraclasse e leitura coletiva. Mesmo durante viagens para jogos, as atletas têm tempo reservado para estudos, evidenciando o compromisso da AFETO com o desenvolvimento integral das participantes.
Essa complementação pedagógica tem sido fundamental, especialmente, em um contexto pós-pandemia, onde muitas crianças enfrentam defasagens na aprendizagem. “A AFETO busca, assim, minimizar esses problemas e contribuir para o melhor desempenho escolar das meninas, entendendo que isso impacta diretamente em sua formação social e futura inserção no mercado de trabalho”, destaca Cristiane.
Dessa forma, a AFETO não apenas forma atletas, mas também cidadãs conscientes, preparadas para os desafios da vida dentro e fora das quadras e campos.