ATTOL - Atiradores participam do Paranaense do Desafio do Aço
19/02/2020
Você já ouviu falar de tiro esportivo ou tem curiosidade sobre o assunto? Quer saber mais sobre as diferentes modalidades, as principais regras e onde praticar? Então vamos apresentar um resumo sobre o que você precisa saber sobre a prática desse esporte.
Muitos não sabem, mas atirar com uma arma de fogo pode ser praticado como esporte, a sua prática trabalha o corpo e a mente, melhora a concentração, o autocontrole e também ajuda a aliviar o estresse.
SEGURANÇA DO ESPORTE
Todos podem treinar, mas é preciso seguir à risca as regras e orientações de segurança, as quais são bastante rígidas e exigem muita disciplina, a segurança é de suma importância para o exercício do tiro esportivo. Conhecer bem as diferentes modalidades de tiro e o tipo de equipamento certo é fundamental para o sucesso. A prática do esporte requer treinamento e é necessário o uso de alguns equipamentos de segurança, como o óculos protetor e o tampão de ouvidos.
MODALIDADES DO TIRO ESPORTIVO
No Brasil, o tiro esportivo, ou tiro prático como também é conhecido, é regulamentado pela CBTP (Confederação Brasileira de Tiro Prático), responsável por regrar o esporte em todo território nacional, a fim de manter o esporte seguro.
O tiro prático engloba alguns tipos de práticas esportivas, podendo ser divididas em diversas modalidades, das quais as principais são: IPSC, SAQUE RÁPIDO, TIRO RÁPIDO DE PRECISÃO, NRA, SILHUETA METÁLICA, DESAFIO DO AÇO e TIRO AO PRATO.
Há quem prefira as modalidades de tiros "parados" (em que o atirador fica parado, em frente ao alvo, para efetuar os disparos), outros, preferem tipos mais dinâmicos de modalidade (em que o atirador se move em uma pista contendo alvos fixos ou móveis).
ARMAS UTILIZADAS
Os equipamentos variam de revólveres, pistolas e espingardas, utilizando calibres como .22, .38, .40, .45, 9mm, entre outras. Há também as modalidades que requerem o uso de fuzis de longo alcance (para disparos a 100, 200 metros ou mais) e modalidades que usam espingardas calibre 12 (geralmente utilizadas para tiro ao prato).
SAIBA COMO COMEÇAR A PRATICAR
O primeiro passo é procurar um clube de tiro. Em Toledo há o clube de tiro
ATTOL (Associação de Tiro Esportivo Toledense), a qual fornecerá as informações necessárias para providenciar toda a documentação legal necessária e as instruções iniciais.
No clube de tiro, você aprende tudo o que precisa para exercitar da melhor maneira o tiro esportivo, recebe instruções práticas e teóricas sobre procedimentos que envolvem técnicas comportamentais, como manipular, conservar e utilizar corretamente os armamentos, dentre outras regras indispensáveis para a boa prática desse esporte.
Portanto, a gama de alvos, armas, munições e regras é variadíssima. Depois de ir a uma sessão de tiro, é difícil existir alguém que não se identifique com alguma dessas modalidades.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o tiro esportivo? Se você se interessou, ou já se interessava pela prática do esporte, venha aproveitar os estandes de tiro da ATTOL, entre em contato pelo telefone (45) 99971-6957 (Coronel Oscar), e tenha mais informações.
VAMOS APRESENTAR PARTE DA EQUIPE DA ATTOL QUE PARTICIPOU DA 1ª ETAPA DO CAMPEONATO PARANAENSE DO DESAFIO DO AÇO, NRA, TIRO RÁPIDO DE PRECISÃO, SAQUE RÁPIDO E IPSC CLC, REALIZADA NOS DIAS 15 E 16 DE FEVEREIRO DE 2020 NO CLUBE GUAIRACÁ, EM CASCAVEL-PR. JUNTAMENTE COM OS ATLETAS PREMIADOS PELO CAMPEONATO PARANAENSE DE 2019.
Agência Tângelo – Comunicação com sabor de inovação.