3 DE AGOSTO - DIA DO ATIRADOR ESPORTIVO
06/08/2020
O Tenente Guilherme Paraense se tornou o primeiro atleta brasileiro a ganhar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos. A data foi no dia 3 de agosto de 1920 na cidade de Antuérpia na Bélgica. Na prova de revólver, que consistia em 30 tiros a uma distância de 30 metros do alvo, Paraense acertou em cheio o último deles, que decidiu a medalha. Fez 274 pontos contra 272 do segundo colocado, o americano Raymond Bracken. O Polígono de tiro Tenente Guilherme Paraense, da Seção de Tiro - AMAN, leva o nome em homenagem a esse grande herói do esporte nacional.
Um dia antes, a história de sucesso do tiro esportivo brasileiro já havia garantido duas conquistas. Na prova de pistola de tiro livre, o atirador Afrânio Costa, do Fluminense, ficou com a medalha de prata e seus 489 pontos, somados ao resultado da equipe brasileira (formado ainda por Guilherme Paraense, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade), foram fundamentais para o bronze conquistado pelo quinteto na disputa por países, que ocorreu concomitantemente à prova individual.
96 ANOS DEPOIS - Felipe Wu viveu um momento especial nas Olimpíadas Rio 2016. Ele foi o responsável por conquistar medalha prata na prova de pistola de ar 10 m. Felipe Wu quebrou um jejum de 96 anos sem medalha na modalidade. Há quatro anos, aquele 6 de agosto foi sem dúvida histórico.
TREINO NA ATTOL – Em Toledo é possível treinar tiro esportivo na ATTOL.