AFETO: transformando vidas através do esporte
10/04/2024
Em uma escola de Toledo, no ano 2000, a professora Salete Assufi Dallanol montou uma equipe de futsal feminino para participar dos jogos escolares. Era o início do que viria ser a Afeto (Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo). Entre as meninas que foram campeãs da competição naquele ano estava Jenaina Cabrera da Silva Batista, de 10 anos.
“A partir de então, nós começamos a treinar na escolinha da Afeto e, a cada mês, chegavam novas meninas e o projeto foi ganhando mais força”, relembra Jenaina que participou da Afeto até 2008. Mas, a história dela com a Associação não terminou ali.
Hoje, 24 anos depois, sua filha Ainoah Batista Cabrera, de 9 anos, integra o projeto "Empoderamento com Afeto: futsal e futebol feminino", na categoria Sub 11 da Afeto. “Testemunhei o impacto positivo que a Afeto teve em minha vida e agora vejo minha filha seguindo os mesmos passos. Participar do projeto não apenas moldou minhas habilidades esportivas, mas também contribuiu significativamente para minha formação como cidadã. Salete e Eudes, os verdadeiros mentores por trás da Afeto, sempre nos incentivaram a ser cidadãos responsáveis e a trabalhar em equipe."
Ao longo dos anos, a Afeto tem se destacado pelo compromisso com a formação integral das crianças e adolescentes, promovendo valores como respeito, trabalho em equipe e disciplina. Para Jenaina, esses valores são fundamentais na formação de cidadãs conscientes e comprometidas com a sociedade.
" As meninas que participam do projeto aprendem não apenas a importância do trabalho em equipe, mas também a valorizar a diversidade e a respeitar o próximo", afirma Jenaina. "Os principais impactos em minha vida foram a socialização, o desenvolvimento cognitivo e o fortalecimento do espírito de equipe, aspectos que moldaram minha visão de mundo e meu papel na sociedade."
Motivada pelo desejo de proporcionar à sua filha experiências enriquecedoras, Jenaina inscreveu Ainoah no projeto, onde a menina encontrou não apenas uma paixão pelo esporte, mas também uma comunidade acolhedora e inspiradora.
"A Ainoah sempre demonstrou interesse pelo futebol, e quando ela me pediu para participar de uma escolinha, minha primeira escolha foi a Afeto ", diz Jenaina. "Desde então, ela tem se envolvido cada vez mais no esporte, aproveitando cada treino, evento e campeonato."
Para Ainoah, fazer parte da Afeto é motivo de grande felicidade e aprendizado. "Estou muito feliz por estar na Afeto, onde aprendo algo novo a cada dia e faço novas amizades", compartilha a jovem atleta.
A professora responsável pela categoria Sub 11 Cristiane Caroline Panarotto ressalta que a continuidade do projeto é possível graças ao apoio de empresas, muitas delas por meio da da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), como Prati Donaduzzi, BRDE, Instituto Lojas Renner e DPL – Distribuidora de Peças.
"O apoio da LIE tem sido fundamental para garantir o funcionamento e a expansão do projeto Afeto. Com esse suporte, conseguimos oferecer às meninas oportunidades únicas de desenvolvimento físico, emocional e social, contribuindo para uma melhoria significativa em suas vidas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e esportivo que transcendem as quadras e campos”.