AFETO promove palestra sobre Diversidade e Família para atletas de projeto
12/07/2022
Meninas de 13 a 17 anos, que integram o projeto socioesportivo da AFETO (Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo), participaram de palestra sobre “Diversidade e Família”.
O tema foi sugerido pelas próprias atletas que fazem parte do projeto que conta com o apoio da ITAIPU BINACIONAL. “A gente percebeu que muitas atletas iam para o treino, mas não estavam com o psicológico muito bom e que algumas estavam distantes, emocionalmente, das famílias”, conta Natalia Barros da Silva, de 13 anos.
Assim, as meninas solicitaram que o tema debatido fosse como se reaproximar da família e também englobasse diversidade. O responsável por abordar a temática foi o psicólogo Rodrigo Assufi Dallagnol do Centro da Juventude (CJU), em encontro que aconteceu no dia 13/6, no CJU do Jardim Coopagro Mariana Luiza Von Borstel.
Ele destaca que a palestra foi muito interessante com a participação efetiva da meninas. “Uma particularidade minha é instigar isso para que o aprendizado se torne mais claro”. O psicólogo avalia ainda que debater temas como esse é muito importante. “Dessa maneira, pode-se refletir sobre o dia a dia e o que está acontecendo com a gente, na nossa sociedade, e serve muito para crescimento pessoal”.
Aliás, esse é um dos motivadores da AFETO em viabilizar oficinas e palestras com temas do cotidiano das meninas, além do que estão aprendendo nos treinos. “Nós acreditamos que a discussão instrumentaliza a adolescente e a jovem a lidar de maneira mais leve e adequada com seus problemas quando consegue manifestá-los e compreender que o problema não é só dela. Tanto é assim que, dessa oficina, sentiu-se a necessidade de um encontro com as mães e pais das participantes para ampliar a discussão”, enfatiza a professora Salete Dallanol.