AFETO faz balanço do ano: muitas vitórias com o projeto
12/12/2022
Menina pode jogar futsal e futebol, se assim ela desejar. Em Toledo, a Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo (AFETO) desenvolve diversos projetos que promovem o aprendizado e o aperfeiçoamento das modalidades, tornando real os sonhos de centenas de meninas.
Isso é possível por meio de apoios. Em 2022, para os trabalhos com as meninas que praticam o futsal, a AFETO contou com várias parcerias, entre elas a ITAIPU BINACIONAL, patrocinadora máster do projeto que possibilitou que 192 meninas, entre 5 e 17 anos se dedicassem ao esporte.
Somente no centro de treinamento, no Ginásio de Esportes Euzébio Garcia, foram atendidas, diariamente, 72 meninas com atividades que objetivam desenvolvimento do esporte de formação e competitivo, promovendo a inserção social e o aprimoramento de talentos esportivos, ampliando com qualidade a base na modalidade do futsal e futebol feminino.
Nas escolinhas dos bairros, foram atendidas 120 meninas com atividades que objetivam o desenvolvimento da consciência corporal, as habilidades coordenativas e a iniciação esportiva.
“O projeto da Associação AFETO com o aporte financeiro da ITAIPU ganha importância como instrumento de inclusão social, possibilitando o acesso das meninas (crianças e adolescentes) em práticas esportivas formais de maneira sistematizada, graduada e contínua. Além disso, é um instrumento educacional com a prática dos valores olímpicos como o respeito ao outro, às regras, a ajuda mútua, a compreensão do trabalho coletivo, o saber ganhar e perder, a disciplina, entre outros valores”, destaca a coordenadora do projeto Salete Assufi Dallanol.
AÇÕES SOCIAIS
Além da prática esportiva, durante o ano, a AFETO desenvolveu diversas ações que visam à cidadania. Atividades que validam a missão da Associação de promover o empoderamento das meninas em um todo.
Entre as ações desenvolvidas estão:
“Hoje é dia de afeto: arrecadação de alimentos e distribuição das doações em forma de cesta básica para famílias das participantes dos projetos da AFETO que estão em situação de insegurança alimentar”; Oficinas de debates de temas transversais: Diversidade e família: para as meninas e famílias e educação financeira; Evento de formação para a equipe: professora e estagiárias: Mesa redonda com a temática: “O lugar da recreação e afetividade na iniciação esportiva”; Complementação pedagógica escolar: proporcionou horas de estudos e realização de tarefas escolares para as participantes; Participação no desfile cívico; Palestra: O paratletismo e o projeto da AFETO “PARA=AÇÃO” .
PARA=AÇÃO
O projeto PARA IGUAL AÇÃO foi uma novidade na AFETO este ano, graças a uma alteração estatutária, realizada em dezembro de 2020, para que a Associação pudesse se atualizar como entidade esportiva.
“Em decorrência desta mudança, elaboramos nosso segundo plano decenal e um dos objetivos é “adotar” outra modalidade esportiva pouco trabalhada ou para um público, de certa forma, esquecido. Pretendíamos trazer um olhar humanitário, de representatividade para a vida da AFETO. Mas, na ocasião não definimos qual modalidade seria”, esclarece Salete.
Em 2022, quando a professora Cristiane Caroline Panorotto iniciou o trabalho na AFETO, apresentou o projeto de sua autoria intitulado “PARA=AÇÃO”. “O projeto encantou toda a equipe e, sem dúvidas, preencheu a lacuna que estava aberta. O PARA=AÇÃO trouxe para a Associação AFETO a possibilidade de contribuir com a inclusão social e reabilitação de pessoas com deficiência físicas”.
Assim, com recursos também da ITAIPU foi possível avançar com mais este projeto.
COMPETIÇÕES
2022 foi um ano muito intenso, com retomada dos eventos “parados” durante dois anos do período de pandemia. Conforme a professora Salete, o retorno das atividades pós-pandemia trouxe uma demanda de ações, atividades e reflexões com as quais a coordenação dos projetos e a diretoria da AFETO não estavam acostumadas a lidar. “Notamos uma urgência no trato dos aspectos emocionais das participantes exigindo novas reflexões e mudanças na metodologia”.
Já em relação aos aspectos esportivos, Salete destaca que o trabalho foi muito positivo, mantendo a Associação AFETO no rol das entidades de referência no trabalho de base esportiva do Paraná.
Isso é referenciado pelos resultados alcançados. Em 2022, as 72 atletas do rendimento participaram de diversas competições: Campeonato paranaense sub11, 13, 15 e 17; Campeonato Regional de Futsal em etapas: sub17; Campeonato Regional Sub15 FRIELLA; Campeonato Regional Sub13 – Italianinha; Jogos Escolares representando o Colégio Estadual Senador Attílio Fontana (JEPs: futsal - categoria A e B; JEPs: campo – categoria A e B e JEBs: futsal – categoria B); Jogos oficiais representando a Prefeitura Municipal de Toledo (Jogos da Juventude – Futsal: sub17 e Jogos da Juventude – Sub16: futebol).
O melhor resultado alcançado foi nos Jogos Escolares Brasileiros: Futsal – categoria B, disputados no Rio de Janeiro, nos quais as atletas foram vice-campeãs na divisão prata. Mas a AFETO teve muitas outras conquistas.
Campeonato Paranaense pela FPFS:
- sub11: 3º lugar – série prata
- sub13: a disputar*
- sub15: 3º lugar
- sub17: 5º lugar
(*A final do sub13 acontece entre os dias 8 e 11 de dezembro)
Campeonatos regionais:
- Campeonato regional de futsal em etapas - sub17: Campeã
- Campeonato regional sub15 FRIELLA - Campeã
- Campeonato regional sub13 – Italianinha – Campeã
Jogos escolares representando o Colégio estadual senador Attílio Fontana:
JEPs: futsal - categoria A: vice-campeã
- categoria B: Campeã
JEPs: campo – categoria A: 3º colocada
- categoria B: Vice-campeã
Jogos oficiais representando a prefeitura municipal de Toledo:
- Jogos da juventude – futsal: sub17: 3ª colocada
- Jogos da juventude – sub16 – futebol: 3ª colocada
FIM DE ANO
Durante o ano, as 120 meninas atendidas nas escolinhas participaram de eventos de integração com festival de embaixadinhas, pênaltis e futsal. E agora, na reta final de 2022, o trabalho ainda continua.
Todas 192 meninas, seguem com atividades até 16 de dezembro. Já a equipe de trabalho só para dia 30 de dezembro com a finalização de relatórios e guarda de material e uniformes.
“Esperamos voltar em 2023 avançando, cada vez mais, no desenvolvimento desse e outros projetos”.
Além da ITAIPU BINACIONAL, para desenvolver este projeto, a AFETO conta com o apoio da Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.