Trânsito é assunto de criança!
08/08/2022
Crianças não são motoristas! Mas, isso de forma alguma as exclui como personagens do trânsito. Elas são pedestres, passageiras ou ciclistas. O projeto Educa Trânsito traz informações teóricas e práticas sobre o mundo diante de duas rodas. Com bicicletas ou em motocas, o lema da criança é a diversão. Sorrisos e entusiasmo fazem parte do projeto Educa Trânsito, promovido pelo setor Esporte na Natureza, Esporte no Interior e Paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e em parceria com o Departamento de Trânsito por meio da Coordenadoria de Educação da Guarda Municipal. Com esse material, a revista Lance A Lance homenageia os praticantes deste esporte. É louvável a busca pelo exercício físico e também é gratificante o respeito e a educação de cada cidadão na via. O Dia Nacional do Ciclista é comemorado em 19 de agosto e nada melhor do que apresentar essa temática para a criança.
A diretora do setor da Smel Sandra Schossler afirma que cada oficina dura em média 45 minutos. “Vale motoca e bicicleta com ou sem rodinha, o importante é a criança participar e compreender a mensagem. E quem não tem bicicleta pode utilizar a do colega”.
A Smel possui cinco bicicletas pequenas e elas são emprestadas para os estudantes. “Emprestamos para as crianças e elas se revezam. Notamos que as crianças conhecem os itens de segurança, como capacete ou caneleira, porém elas não andam de bicicleta”.
Sandra pondera que essa atividade depende da participação da família. “É um projeto que está em uma crescente no Município. Ele começou de maneira simples e, atualmente, possui semáforo e até radar. Além disso, a parceria com a Guarda Municipal é fundamental, pois a equipe trabalha com a parte prática relacionada aos itens de segurança”.
O coordenador do Educação Trânsito na Guarda Municipal Valdemir Domingues Fernandes Ladeia revela que os guardas municipais fazem a parte de orientação quanto ao uso correto da bicicleta como meio de transporte. “Ao considerar a bicicleta um veículo, seu condutor deve obedecer às regras de circulação”.
Assim, as crianças são orientadas quanto ao uso dos equipamentos de segurança e de proteção na via, as normas para deslocamento em grupo e obediência a sinalização.
O ciclista Evandro Dal Rovere é guarda municipal e também participa da ação. Segundo ele, a equipe monta uma pista para desenvolver a habilidade da criança com a bicicleta. “Pois é no cotidiano que ela viverá a dificuldade e precisa desempenhar a habilidade de andar na rua”.
O COMEÇO – Sandra recorda que o setor da Smel decidiu que deveria colaborar com as ações realizadas ainda no Maio Amarelo. “A partir de um vídeo, a ideia foi idealizada e a equipe começou a elaborar o projeto. Inicialmente, os materiais eram simples. Rampas produzidas com tábuas de madeiras e cones. Assim, a pista era montada nas ruas de Toledo”.
A Guarda Municipal passou a ser parceira desta ação educativa. O projeto começou em Dez de Maio. As ruas daquele distrito foram fechadas e as crianças com suas ‘magrelas’ se divertiram e adquiriram novos conhecimentos.
“Antes de iniciar a atividade prática, a criançada era reunida para receber as informações teóricas dos guardas de como transitar nas vias, os cuidados e conhecer os itens de segurança”, afirma Sandra.
O momento mais aguardado do projeto é pedalar. As crianças desejam subir e descer as rampas; superar a dificuldade em pedalar em um espaço estreito e andar em zigue-zague por cada cone.
AVALIAÇÃO – A equipe tem observado que parte das crianças possui dificuldade em pedalar ou em realizar manobras. Neste contexto, Sandra avalia com alegria e satisfação o desenvolvimento do Educa Trânsito em Toledo. “Nós precisamos estimular as nossas crianças a pedalarem e com cuidado. Hoje em dia, o número de crianças que faz o uso contínuo da bicicleta é menor em relação ao passado. Com isso, muitas delas apresentam falta de equilíbrio e domínio da bike. Por isso, educação e segurança são essenciais para as crianças”.
Sandra pondera a importância de estimular a prática de atividade física ao ar livre. “O ciclismo é um exercício completo e pode colaborar no crescimento, na coordenação motora e na educação da criança. Bike é treinamento e com esse projeto estamos ‘plantando uma semente’”.
A princípio, o projeto seria desenvolvido com os adultos, porém as crianças estão dominando as ruas. “Andar de bicicleta é maravilhoso. O ciclismo é um esporte muito bom. Ele te dá a oportunidade de conhecer lugares novos e o cidadão consegue pedalar alguns quilômetros. É um projeto desafiador e o retorno físico é satisfatório”.
O coordenador do projeto Ladeia destaca que o Educa Trânsito também é uma ferramenta para fortalecer a relação dos Guardas Municipais com a comunidade. “Pois, as crianças serão os futuros condutores e elas demonstraram que o agente está disposição da comunidade auxiliando e orientando no que for possível”.