Toledo 67 Anos (1952-2019): Os prêmios econômicos e sociais da estrutura esportiva da cidade
05/12/2019
Não foi por acaso ou golpe de sorte que Toledo foi escolhido pela unanimidade dos municípios interessados, para sediar pela 8ª vez uma edição dos Jogos Abertos do Paraná, a mais importante competição esportiva do Estado, reunindo delegações de dezenas de municípios classificados e milhares de atletas, além de treinadores e dirigentes.
Conforme o prefeito Lúcio de Marchi, depois de haver recebido o evento nos anos de 1979, 1990, 1999, 2001, 2007, 2011 e 2014, em 2019 cidade sediou a 62ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, entre os dias 11 e 20 de outubro, reunindo 3.620 dos melhores atletas do Estado, divididos em 402 equipes, além de árbitros e dirigentes de 73 municípios de todas as regiões do território paranaense.
A abertura oficial aconteceu no Parque Ecológico Diva Paim Barth, um dos cartões postais da cidade, contando com desfile de delegações e demais atos do protocolo oficial, além de apresentações artísticas, mas o evento não mobilizou apenas praticantes e apreciadores das mais diversas modalidades esportivas, pois a presença de tantos visitantes por período relativamente longo, movimenta o comércio e setor de prestação de serviços da cidade.
As modalidades em disputas foram o atletismo, badminton, bocha, bolão, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, rúgbi, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, karatê, voleibol, futsal, handebol, futebol, basquete e taekwondo, além do tiro com arco, que foi a modalidade de apresentação não contando pontos para a classificação geral.
Segundo o prefeito Lúcio de Marchi, com o retorno do evento após cinco anos, hotéis, restaurantes, lanchonetes, supermercados e estabelecimentos do Shopping Panambi, permaneceram lotados ao longo de todo o período, elevando suas vendas e faturamento, o que trouxe benefícios para funcionários do comércio e até mesmo a arrecadação pública, além de garantir a satisfação da população em receber tantos e tão cordiais visitantes.
Para o chefe do Executivo Municipal, o sucesso da competição, com recepção e hospedagem de atletas e dirigentes, de acordo com suas expectativas, além de instalações esportivas à altura da importância do evento, do qual depende uma nova escolha futura para abrigar os jogos, exigiram muito de autoridades e servidores municipais, mas a sociedade de Toledo certamente foi recompensada pela mobilização.
De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a preparação de instalações e equipamentos para receber os visitantes e sediar as competições, iniciaram tão logo se soube da escolha de Toledo para a 8ª edição do evento em sua história, com obrigação de preservar a tradição de boas recepções, fazendo com que o município se empenhasse ainda mais na organização e estruturação dos locais destinados às disputas.
Conforme responsáveis pelo evento, além de oferecer boa estrutura para recepcionar as demais equipes, houve também grande empenho de técnicos e atletas locais para fazer bonito diante da torcida e dos adversários. Os competidores intensificaram sua preparação, pois tratou-se de oportunidade de valorização de atletas e dirigentes do esporte da cidade, o que foi alcançado com 3ª colocação geral, a melhor posição da sua história.
Conforme o prefeito, a competição, com tantos e bons resultados esportivos e econômicos, além da divulgação positiva da estrutura da cidade e da cordialidade de comerciantes, atendentes e cidadãos, denominada Jogos Abertos do Paraná Divisão A, é realizada pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, contando com todo o apoio da estrutura da Prefeitura de Toledo.
A história vitoriosa da disputa em Toledo começou em 1979, segundo Lúcio de Marchi, quando foi inaugurado o Ginásio de Esportes Alcides Pan, na Vila Industrial, após a execução da obra em prazo recorde de 39 dias, com operários trabalhando dia e noite para sua conclusão no período estabelecido.
Em 1979, Toledo sediou a fase final dos 23ºs Jogos Abertos do Paraná e depois de nove dias de disputas, o município obteve o 2º lugar masculino e 5º feminino na classificação geral. Foi realizado concurso para a escolha da logomarca oficial dos jogos, que abrangeram as modalidades de ginástica artística, atletismo, natação, xadrez, voleibol, handebol, tiro ao alvo, futebol de salão, beisebol, judô, bolão, futebol de campo e ciclismo.
A estrutura esportiva pública de Toledo:
- 85 Academias da Terceira Idade
- 16 Estações de Saúde
- 10 ginásios poliesportivos
- 09 campos de futebol
- 02 piscinas cobertas e aquecidas
- 02 Centros da Juventude, com piscina coberta e aquecida e quadra poliesportiva, atendendo também lutas e esportes de mesa
- 03 clubes esportivos e recreativos particulares
- Diversas associações esportivas
- Ginásio de ginástica rítmica desportiva; estádio municipal; centro olímpico para natação, futebol no sintético, tiro com arco, ginástica rítmica, tênis de mesa e lutas
- Parque urbano com espaço para prática de voleibol de areia, caminhada, basquete
- Parque Temático das Águas
- Pista de skate;
- Pista de bicicross
- Academia de musculação ao ar livre
- Centro de Artes e Esportes Unificado com quadra poliesportiva lutas e esportes de mesa
- Ginásio de Esportes Alcides Pan tem capacidade para 3,7 mil pessoas; o Ginásio de Esportes Jaime Zeni para 400; e o Estádio Municipal 14 de Dezembro para 15 mil torcedores.