Técnica de GR de Toledo ministra curso na Bolívia
26/02/2019
A técnica da equipe de Ginástica Rítmica de Toledo, Gracieli Morais, retornou nesta semana da Bolívia, onde trabalhou com um grupo de atletas daquele país. A ida da técnica faz parte de um trabalho iniciado há vários anos, com a vinda de ginastas ao Brasil e a ida de técnicas da equipe, visando a melhor preparação das ginastas para competições internacionais. O trabalho é realizado em contato direto com os pais das ginastas, que viabilizam financeiramente o intercâmbio para melhorar a formação das ginastas daquele país. As atletas preparam-se para representar o país em competições como os campeonatos sul-americano e pan-americano de Ginástica Rítmica.
“Foi uma troca muito gratificante. A gente sempre aprende um pouco a cada trabalho, ao conhecer uma outra realidade, uma cultura diferente em relação ao esporte e ao atleta, formas de treinamento, entre outras questões. Sempre a gente aprende algo diferente em cada experiência”, destacou Gracieli, que permaneceu um período de 10 dias na Bolívia. Neste período ela trabalhou condicionamento físico, manejo de aparelho, limpeza de coreografias e adequações ao código de pontuação. Agora, a equipe técnica daquele país dá sequência ao trabalho, a partir das orientações sugeridas pela técnica da Sadia.
O treinamento foi ministrado em Santa Cruz de La Sierra e entre as participantes estão atletas que integram a seleção da Bolívia e vão representar o seu país no Sul-Americano e no Pan-Americano de Ginástica Rítmica.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.