PREFEITURA OFICIALIZA ESPAÇO PARA O CLUBE DE RUGBY DE TOLEDO
25/06/2021
O Clube de Rugby de Toledo agora tem oficialmente uma casa. O Executivo Municipal assinou, nesta quinta-feira (24), o Decreto nº 170/2021, que permite o uso do espaço esportivo pertencente ao município, junto ao Centro Esportivo da Vila Industrial, à entidade. O ato oficial aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito e contou com a presença de representantes do Clube e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
O rugby chegou em Toledo há pouco mais de uma década e conquistou muitos adeptos. Atualmente 50 pessoas integram o Clube, em equipes a partir dos nove anos. Os times toledanos são destaque na modalidade no estado do Paraná. Na última edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) as equipes sagraram-se campeãs nos naipes masculino e feminino. “Temos um trabalho bastante efetivo com as equipes e os resultados surgem”, explica a head coaching (técnica principal) de todas as categorias em Toledo, Maria Mikaella.
Atualmente a modalidade tem polos de desenvolvimento no Centro Esportivo da Vila Industrial, na Associação de Amigos do Jardim Concórdia e na Escola de Esportes, por meio da parceria entre a Smel e a Universidade Paranaense (Unipar). Dois atletas também foram contemplados com bolsa do Programa Atleta na Universidade, desenvolvido pela Smel. Pelo feminino Katiani Ballmann e no masculino Lucas Honda.
Em Toledo, o incentivo ao esporte é encarado como política pública. “São quase 70 modalidades acompanhadas pela Smel e isso nos orgulha devido à organização que as associações apresentam”, disse o prefeito Beto Lunitti. O gestor municipal ainda parabenizou o Clube pelo empenho na inserção e transformação das vidas das pessoas atendidas pela entidade. “As pessoas quando praticam esportes têm mais saúde física e mental. O desporto tem uma função social importantíssima”, destaca.
Já a secretária da Smel, Marli Gonçalves Costa, lembrou que a cessão de uso em prol do Clube demonstra o amadurecimento da entidade. “Vocês agora sobem um degrau. Tem uma sede própria, um espaço exclusivo porque o município entende que possuem a maturidade para fazer a gestão”. Com a formalização, a entidade pode explorar a venda de placas publicitárias no espaço, serviços de cantina durante eventos e até mesmo a cobrança de ingressos.
Como contrapartida, o Clube fica comprometido com a conservação, responsabilidade integral por quaisquer danos decorrentes das atividades ali realizadas e pela segurança em promoções realizadas, bem como apresentar relatório mensal das arrecadações.
Foto: Ricardo Morante