PERMUTA DE ÁREAS ENTRE PREFEITURA DE TOLEDO E SICREDI É SACRAMENTADA
28/07/2021
A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito foi palco, na tarde desta terça-feira (27), da sacramentação do acordo entre Município de Toledo e Sicredi Progresso com o objetivo de permutar áreas entre as partes. Autorizada pela Lei Ordinária “R” nº 92/2020, a transação permitirá que a cooperativa de crédito instale uma agência em área com 3.000 metros quadrados pertencente ao município no Jardim Coopagro e, em troca, o município receberá, nesta mesma região da cidade, as instalações que abrigarão o Centro Esportivo e Comunitário João da Silva Pedro (Vaquinha).
Na área recebida pela cooperativa de crédito, dentro do Centro Agropecuário de Serviços e Negócios José Paludo, a instituição financeira deseja construir uma agência voltada exclusivamente aos produtores rurais. Por sua vez, o município passa a cuidar de instalações, outrora pertencentes ao Toledo Esporte Clube, que se encontram distribuídas em 14.495,01 metros quadrados, onde se encontram uma casa/lavanderia com 132,33 metros quadrados, um alojamento térreo de 578,50 metros quadrados e um alojamento superior de 444,50 metros quadrados - um total de 1.155,33 metros quadrados de área construída que se destinará tanto para o alojamento de atletas que disputam competições oficiais em Toledo quanto para o uso em atividades sociais e desportivas pelos moradores que residem nas imediações (Residencial das Orquídeas, Redenção, Santo Ângelo, Flora Galante e Fiasul).
Antes da permuta, o Sicredi fez intervenções - substituição de telhado, piso e forro, pintura completa, e revisão de instalações elétricas e hidráulicas - nestes imóveis, exceto a casa menor, onde o município elaborará em breve um projeto voltado ao atendimento de demandas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS). Como tal obrigação deixou de constar no acordo feito a priori, a instituição financeira pagou, a título de ressarcimento, a quantia de R$ 162.959,16.
O prefeito Beto Lunitti ressaltou a importância da concretização do acordo. “É um momento importante do ponto de vista das relações institucionais. Nós só temos a agradecer pela confiança do Sicredi. Com essa parceria, conseguiremos tocar um projeto que trará inúmeros benefícios tanto à comunidade do entorno quanto aos atletas que passarão por ali”, salienta.
Representando a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, o diretor de Estruturas e Categorias de Base, Franz Menegasso, disse que o acordo vem em um momento bastante oportuno. “As demandas na nossa área não param de crescer e, por meio deste Centro Esportivo e Comunitário, poderemos realizar em torno de 1.000 atendimentos diários nos serviços de academia e aulas de capoeira que começarão a funcionar em breve. O Sicredi carrega desde sempre esse espírito cooperativista e esta parceria com o município traduz bem isso”, avalia.
Este vínculo estreito com a comunidade, especialmente a da Grande Coopagro, foi destacado na fala do presidente da Sicredi Progresso, Círio Kunzler. “Este ano completamos 40 anos de atividades em Toledo e tudo começou lá, com 23 membros da cooperativa que deu o nome ao bairro. Com a estrutura que vamos construir nesta área que estamos recebendo faremos uma estrutura diferenciada, com atendimento personalizado e amplo estacionamento, para os nossos produtores rurais, principais responsáveis por fazer Toledo ter o maior VBP [Valor Bruto da Produção Agropecuária] do Paraná”, observa.
O diretor-executivo da instituição, Inácio Cattani, apresentou um panorama referente ao agronegócio e os planos da cooperativa de crédito para Toledo. “Temos uma carteira de R$ 1,1 bilhão emprestados aos associados daqui, com 70% deste valor sendo destinado a produtores rurais. Embora a nossa empresa tenha diversificado suas operações, nascemos do agro e não nos distanciamos dele”, pontua. “Esta nova agência não implicará no fechamento desta que já existe no Coopagro. Ela será mantida e a rede será ampliada com mais agências no Panorama, que será inaugurada nesta quinta [29], e no Jardim Porto Alegre. Nesta unidade dentro do Centro Agropecuário queremos ainda ter um espaço voltado à comunidade, com uma praça e uma edificação para realização de eventos”, informa.