Publicidade js bocao
Ícone Notícia Notícias
Diversas
Oficinas das 2ª Festa Literária de Toledo (Flit) estão com inscrições abertas

Oficinas das 2ª Festa Literária de Toledo (Flit) estão com inscrições abertas

03/10/2023

A exemplo do que ocorreu na primeira edição, em 2022, a Festa Literária de Toledo (Flit) oferecerá neste ano oficinas literárias para públicos diversificados. Além de contratar oficineiros da área da literatura com o foco para a formação docente, a Secretaria Municipal da Cultural, a fim de ampliar o leque de possibilidades, também firmou parcerias com projetos de extensão desenvolvidos em instituições de ensino superior, caso do curso de graduação em Letras da Faculdade Assis Gurgacz (FAG/Toledo) e dos cursos de pós-graduação em Letras e de graduação em Filosofia (via Programa de Educação Tutorial [PET]), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – câmpus Cascavel e Toledo, respectivamente.

A ideia, segundo a secretária da Cultura e curadora da 2ª Flit, Rosselane Liz Giordani, é oferecer atividades de qualidade para o público frequentador da Festa Literária de Toledo por meio do importante apoio de pesquisadores e professores da área literária e filosófica. Interessados em participar já podem se inscrever gratuitamente via formulário eletrônico em links que constam na seção “Festivais” do Portal da Cultura (www.toledo.pr.gov.br/portais/cultura/festivais). 

Nomes consagrados da literatura nacional, como Danilo Furlan (Maringá) e Karen Debertoles (Londrina), estão na lista oficineiros convidados. Confira abaixo o cronograma e mais detalhes de cada atividade:

 

6/10 - SEXTA-FEIRA

19h45 às 21h45 - Colégio Estadual Senador Atílio Fontana (Vila Pioneira)

Oficina: “As veias abertas da América Latina – Eduardo Galeano – e diálogos intertextuais”

Horário: 19h45 às 21h15

Público-alvo: alunos do colégio

Resumo: Tomando como base a obra literária-histórica do escritor uruguaio Eduardo Galeano, publicada em 1971, esta oficina visa problematizar, seguindo a metodologia ativa dialógica (de troca e debate), os processos que marcaram a construção histórico-social na constituição da sociedade da América Latina, identificando padrões nas relações entre os povos para consigo e com os seus vizinhos territoriais, como a Guerra do Paraguai, que carrega elementos de memória coletiva dos povos latino-americanos. Em uma interlocução, os participantes analisarão o modo como as instituições do saber trabalham, apresentando os conceitos de colonialismo e integração regional entre os povos latino-americanos, bem como a dependência estrutural no plano econômico. A ênfase da oficina é resgatar, por meio da obra de Galeano, o viés histórico no que tange à memória de nosso povo, enfatizando a resistência dos nativos e a luta contra a colonização e os impactos que essa produz na contemporaneidade.

Oficineiros: Andreia Piechontcoski Uribe Opazo (discente do curso de Pós-Graduação em Letras da Unioeste/Cascavel) e Luiz Henrique de Mello e Silva (professor da Secretaria de Estado da Educação)

 

8/10 – DOMINGO

10h às 13h - Auditório da Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)

Oficina: “A Poesia em Cores: Expressão Criativa”

Público-alvo: público em geral, principalmente alunos do Ensino Médio (50 vagas disponíveis e é necessário se inscrever via formulário Google Forms: https://forms.gle/u7YKzewf4fBfjrz8A )

Resumo: A oficina convida os participantes a se conectarem com suas crianças interiores criativas, mergulhando na jornada de dar vida às suas memórias por meio da poesia e das cores. Inspirados pela leitura de algumas poesias do livro "O Universo Imaginário e Fazer Poético de Helena Kolody", escrito e ilustrado pelo poeta e professor Antonio Donizeti da Cruz, esse encontro busca ser um estímulo para expandir nossa percepção, explorando o poder terapêutico da escrita e da expressão artística literária através das cores. Nesta jornada criativa, os participantes serão encorajados a redescobrir a infância colorida revivendo as memórias da infância, quando as cores eram tão importantes quanto as palavras, e trazer à tona a liberdade e a expressão da criativa.

Oficineiras: Professoras Jocimar Berteli e Lays Maynara Fenilli (Pós-graduação em Letras, da Unioeste/Cascavel)

 

9/10 – SEGUNDA-FEIRA

13h10 às 16h10 - Colégio Estadual Novo Horizonte (Jardim Coopagro)

Oficina: “Poesia em Jogo: Despertando a criatividade através da Poesia“

Público-alvo: Alunos do Ensino Médio

Resumo: A atividade tem como objetivo proporcionar um espaço para que os participantes, através de jogos combinatórios, expressem a criatividade poética e por meio de recursos lúdicos sejam incentivados a experimentar a escrita e leitura de poemas. A oficina é aberta a todas as pessoas que se interesse por poesia e queira explorar sua criatividade de poética.

Oficineiras: Neilde Silva de França e Priscila Andressa Crepaldi Venturim (discentes do curso de Pós-Graduação em Letras, da Unioeste/Cascavel)

 

15h às 17h30 – Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)

Oficina: “Técnicas de Haikai”

Público-alvo: Principalmente para alunos do ensino médio

Oficineira: Lucrécia Welter (escritora, presidente da Academia de Letras de Toledo – ALT)

 

19h30 às 21h30 - Colégio Estadual Germano Rohden (Vila Paulista)

Oficina: “Ideias e rabiscos: técnicas criativas para exercitar a escrita”

Público-alvo: Alunos do Ensino Médio, principalmente os da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Resumo: Você já travou na hora de escrever? Ou percebeu que as ideias fazem mais sentido na sua cabeça do que no papel? Nesse minicurso, vamos conversar sobre processos criativos e técnicas para revelar o escritor que existe em você. A escrita é para todo mundo e, por meio de exercícios, você pode encontrar a forma de liberar a criatividade que combina mais com você.

Oficineira: Leticia Barros Soares (discente do curso de Pós-Graduação em Letras, da Unioeste/Cascavel)

 

19h30 às 22h30 – Auditório da Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)

Oficina: Oficina de Escrita Criativa

Público-alvo: público em geral mediante inscrição via formulário eletrônico no link: https://forms.gle/3cionbqPPphQsjVLA

Resumo: Na atividade, a ministrante irá apresentar técnicas de escrita criativa perpassando por gêneros literários.

Oficineira: Karen Debértolis (escritora e jornalista que conquistou diversas premiações ao longo dos anos, como uma menção honrosa no Concurso Helena Kollody em 2008, o prêmio Revelações do jornal literário Nicolau (Secretaria de Estado da Cultura) em 1994, bem como o prêmio Trem das Onze em 2011. É autora de “Calidoscópio” (prosa), “Guardados” (poesia), “A estalagem das almas” (prosa), “Prosa de palavras” (prosa). Também gravou o CD de poesia “A mulher das palavras”. Atualmente produz e apresenta o programa “Contracapa - Literatura&Arte”, na Rádio Web Alma Londrina.

 

10/10 – TERÇA-FEIRA

13h30 às 15h - Anfiteatro do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen)

Oficina: “Literatura infantil africana e práticas brincantes”

Público-alvo: Alunos do Curso Técnico em Magistério (PREMEN) – Formação docente

Resumo: Pretende-se explorar técnicas corporais, gestuais e orais para o trabalho com literatura infantil, dando ênfase a narrativas e práticas culturais de povos africanos e afro-brasileiros

Oficineiro: Ney Arboleya (professor do Curso de Letras da FAG/Toledo)


13h30 às 15h30 – Colégio Estadual Jardim Porto Alegre

Oficina: “Na rede dos versos: a poesia nas redes sociais”

Público-alvo: Alunos do Ensino Médio

Resumo: Neste minicurso pretende-se trabalhar com a poesia no contexto das mídias sociais. Explorando as novas configurações do gênero e as temáticas da contemporaneidade, com enfoque nas questões sociais e nas mudanças culturais da última década, ilustradas e motivadas na/por poesia, como o feminismo, valorização da cultura negra e movimento LGBTQIA+.

Oficineira: Jeciely Ildefonso de Oliveira (discente do curso de Pós-Graduação em Letras da Unioeste Cascavel)

 

16h30 às 18h15 – Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes/Santa Clara IV)

Oficina: “Versos, sons, ritmos, Brasil” – Sessão I

Público-alvo: Alunos do Ensino Médio

Resumo: Neste minicurso pretende-se trabalhar com o gênero lírico, a poesia e a música, tendo como aporte os ritmos e instrumentos rítmicos de percussão. Propositalmente, objetiva-se desenvolver o senso rítmico e o prazer de ouvir, despertando a concentração, atenção e autodisciplina, e, executar um instrumento musical. Por meio da musicalização, desenvolver a sensibilidade, pois o corpo fala. Portanto, o corpo, a voz humana, as mãos, os pés se traduzem como instrumentos comunicativos musicais.

Oficineiro: Wagner Souza (professor da Unioeste/Cascavel)

 

18h30 às 20h – Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes/Santa Clara IV)

Público-alvo: Integrantes de grupos de capoeira

Resumo: Neste minicurso pretende-se trabalhar com o gênero lírico, a poesia e a música, tendo como aporte os ritmos e instrumentos rítmicos de percussão. Propositalmente, objetiva-se desenvolver o senso rítmico e o prazer de ouvir, despertando a concentração, atenção e autodisciplina, e, executar um instrumento musical. Por meio da musicalização, desenvolver a sensibilidade, pois o corpo fala. Portanto, o corpo, a voz humana, as mãos, os pés se traduzem como instrumentos comunicativos musicais.

Oficineiro: Wagner Souza (professor da Unioeste/Cascavel)

 

11/10 – QUARTA-FEIRA

15h30 às 17h – Piso superior da Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio

Oficina de leitura filosófica: “Onde estão as filósofas?”

Resumo: A ideia central da oficina didática de filosofia é de apresentar a questão da ausência das mulheres no cânone clássico da filosofia, dialogando acerca das razões para esse possível “apagamento” das filósofas da história da Filosofia. De forma lúdica e de modo a propor a integração e reflexão dos participantes, a oficina buscará apresentar alguns exemplos de mulheres filósofas de diferentes épocas e suas contribuições para a história do pensamento filosófico.

Oficineiros: Integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Filosofia da UNIOESTE Toledo, sob supervisão das professora Nelsi Kistemacher Welter

 

12/10 – QUINTA-FEIRA

9h às 12h – Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)

Oficina: Confecção de bonecos para contação de histórias

Público-alvo: professores(as) da rede municipal de ensino e da Secretaria Municipal da Cultura – Link para inscrição no Google Forms: https://forms.gle/gTdS2BwNcw7nJMJs6

Resumo: Nesta oficina os participantes aprenderão a confeccionar bonecos utilizados em contações de histórias.

Oficineiro: Danilo Furlan [Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), bonequeiro, contador de histórias, escritor e diretor da Cia. Manipulando Teatro de Animação. Atuou em mais de 20 espetáculos como manipulador de bonecos e contador de histórias. Sua carreira teve início em 1997 e já o levou a participar de festivais importantes, como o Filo (Londrina), o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba e a Feira do Livro de Porto Alegre. Como contador de histórias, participou de projetos como: Feira do Livro – Folia Literária do Paraná - Sesc Paranavaí; Feira do Livro – Folia Literária do Paraná – Sesc Umuarama, Maringá, Guarapuava e Campo Mourão; Biblioteca Cidadã da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná; Semana Literária Sesc Maringá (2010); Semana Literária Sesc Ponta Grossa, Festival de Teatro de Bonecos de Maringá (Festebom), entre outros].

 

14h30 às 18h – Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)

Público-alvo: professores/as da rede municipal de educação e da Secretaria Municipal da Cultura – Link para inscrição no Google Forms: https://forms.gle/gTdS2BwNcw7nJMJs6

Oficina: Contação de histórias

Resumo: Nesta oficina, Danilo Furlan ensinará importantes técnicas de contações de histórias utilizando os bonecos confeccionados na oficina aplicada anteriormente.

Oficineiro: Danilo Furlan (currículo já mencionado no item anterior).

Ícone Notícia Últimas Notícias
 Instituto Abraçar Toledo vai realizar 5ª edição do Prêmio Atleta Destaque
Instituto Abraçar Toledo vai realizar 5ª edição do Prêmio Atleta Destaque
​Aeroporto: Em quatro meses de operação, 50 voos embarcam seis mil pessoas
​Aeroporto: Em quatro meses de operação, 50 voos embarcam seis mil pessoas
​Anfitriões e Curitiba dominam pódio e levam título geral do badminton nos JOJUPS
​Anfitriões e Curitiba dominam pódio e levam título geral do badminton nos JOJUPS