O ENGRAXATE QUE VIROU GERENTE GERAL - História de Donizete de Souza na Ação Social e 40 anos no Toledão
10/02/2023
Uma história de vida, dedicação e crescimento no decorrer de quatro décadas. Essa é a história de Donizete de Souza que completou em janeiro deste ano 40 anos de serviços prestados ao Clube Toledão. Sua chegada ao Clube Toledão ocorreu em 7 de janeiro de 1983, quando tinha 14 anos de idade, na gestão do então presidente Luiz Ari Bernartt (in memoriam) através de encaminhamento pela Ação Social São Vicente de Paulo através dos projetos da irmã Luiza Menin.
Donizete de Souza conta que na Ação Social participou de cursinhos por vários meses. Na época com 11 e 12 anos de idade, até que surgiu a oportunidade de ser engraxate e nessa função ficou por um período de 1 ano e 40 dias. Souza também foi entregador de jornal que vinha do Rio Grande do Sul. “Agradeço ao seu pai pela iniciativa do meu encaminhamento para as atividades na Ação Social, bem como a cada pessoa/profissional que lá participava das atividades educativas”.
Ele menciona com orgulho que fez parte da guarda mirim tendo chegado à graduação de Cabo. “Como muitos outros, tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos e conceitos para meu futuro como pessoa. Naqueles tempos a guarda mirim tinha inúmeras regras que representaram em grandes valores na formação de um cidadão. Mas nem tudo foi maravilhas, as dificuldades que se observa hoje com os jovens não eram muito diferentes e a irmã Luiza prezava pela disciplina. Não nego ter recebido chamadas de atenção de quem considero minha segunda mãe, a irmã Luiza Menin. Isso contribuiu para o meu crescimento”, descreve Souza, salientando que fez parte da pedra fundamental para construção do prédio onde atualmente funciona a instituição beneficente, bem como participou da inauguração, pois antes or projeto funcionava junto ao Colégio Incomar.
1º EMPREGO - No final de 1982, Donizete teve oportunidade de trabalhar num Despachante, não passando pelo período de experiência de 30 dias e, vindo, na sequência, a seletiva para o trabalho no Toledão sendo entrevistado pelo diretor Honorino Capellesso e contratado para as atividades de office boy / contínuo. Ele comenta que os trabalhos na época eram "semelhantes" aos de estagiários nos dias de hoje.
Donizete enfatiza que por vários anos exerceu função de office boy no Clube Toledão, nas gestões dos presidentes Luiz Ari, Sergio Kloeckner e Cláudio Pimenta. Mas, em 1988, foi promovido a função de Secretaria. Segundo ele, foi uma grande oportunidade de vida e crescimento no clube. “Foram longos anos nessa função e avançando a de Secretário Executivo”.
Um ano depois, em 1989, Donizete de Souza casou-se com Sueli com quem tem um casal de filhos: Fernando (1990) e Tuiany (1996). Atualmente tem três netos, Yasmin (9), Miguel (6) e Júlia (3), sonhando com quarto neto.
Donizete pondera que a cada gestão de Diretorias foi um aprendizado, tendo se fortalecido e tendo condições de posicionamentos / sugestões decisivas ao futuro do clube. Segundo ele, diante da sua longa vivência e conceitos, conquistando e aplicando inúmeras virtudes, como confiança, dedicação e comprometimento.
Além dos presidentes mencionados, Donizete pondera que trabalhou com Régis, Derli, Longhi, Arsênio, Titi, Danilo, Cezinha, Gilberto, Alceo e atualmente com Carlos Sá. Segundo ele, pessoas que considera professores, bem como tantos outros diretores e conselheiros. “Eu destaco o trabalho voluntário de cada diretor ou conselheiro do clube, doam seus tempos preciosos gratuitamente ao Toledão, como tantos outros durante os 50 anos do clube, comemorado em novembro de 2022”.
“Ninguém é dono da verdade e que sozinho não se conquista objetivos. Ponto de vista que acredito ser importante para conquistar resultados. Nesse sentido, agradeço a cada colega que compõe a equipe de trabalho do clube, nas inúmeras funções existentes, bem como tantos que por lá passaram e terceirizados, entendendo que todos direta ou indiretamente contribuíram para que eu pudesse construir essa história. Sei que não tem sido tão fácil trabalhar hoje na administração do clube, e diante desse meu conceito, abençoado por Deus, tenho a plena consciência que não posso me acomodar, pois acredito que posso contribuir muito ainda pelo melhor do Toledão, o Clube da Família”, disse Souza.
Ela enfatiza e fomenta aos colegas de trabalho do Clube Toledão, que é adicionado mais um sobrenome quando estão trabalhando comprometido numa empresa, segundo ele, no seu caso, ‘sou o Donizete do Toledão’. “E diante ao conceito da empresa, onde estivermos, seremos assim vistos ou observados”.
GERENTE GERAL – Na gestão do presidente Danilo Gass, Donizete de Souza foi elevado ao cargo de gerente geral, função ajustada e fortalecida nas Diretorias seguintes. “Fiquei muito feliz por ter recebido homenagem nas comemorações dos 50 anos do clube como funcionário mais longevo, bem como pela homenagem recebida ao completar 40 anos de trabalho. Agradeço sempre a Deus, a minha família por estar sempre junta comigo, família associada e diretores, pelos momentos me proporcionados nesta trajetória de trabalho e satisfação. Com tudo isso, meu comprometimento aumentou mais com as responsabilidades que tenho no clube”.
“Gratidão a Deus pela saúde… gratidão a cada pessoa de bem pelas considerações... Gratidão as pessoas que podem não terem me compreendido, mas que me deixaram conhecimentos… Gratidão ao quadro social do nosso amado Toledão!! Abraço a todos!”, finaliza Donizete de Souza.