Miojo é o grupo de ciclismo mais antigo em atividade em Toledo
06/08/2021
Da ideia de uma saúde melhor e em busca de entretenimento pelo esporte e algo “mais aventureiro”, um grupo de amigos começou a se reunir há aproximadamente 9 anos e iniciou com pequenas pedaladas, saindo da cidade e “desbravando” os interiores de Toledo. O grupo ‘tomou’ gosto pela coisa e os pedais foram se intensificando em quilometragem e frequência. Dos sábados à tarde, passaram também aos passeios noturnos nas terças e quintas-feiras.
E com o passar do tempo mais amigos foram aderindo ao grupo, pois viram que a atividade trazia benefícios para saúde, física e mental. Além das pedaladas, virou também o grupo de um churrasco, de uma cerveja, de bate papo.
O nome do grupo, que as vezes soa estranho ou pejorativo aos de fora, surgiu nos primeiros pedais. Na oportunidade, os ciclistas toledanos pedalaram junto com um grupo de Assis Chateaubriand, que já pedalavam há mais tempo. Assim, logo de início o grupo toledano ficou para traz, não suportando o ritmo deles, no que eles já brincaram: Vocês parecem Miojo, fervem em 3 minutos. Pronto, estava dado o nome, do grupo de ciclismo mais antigo em atividade no município de Toledo.
De pequenos pedais, grupo sempre foi se desafiando e buscando novas aventuras e pedais de longas distâncias, no início de até 100km, depois 150 e até de 300km num único dia.
Outras aventuras vieram, como participação de integrantes todos os anos na Ultra Maratona Pata de Onça, em Nova Andradina/MS, uma prova/desafio de 250km em dois dias.
Também, fazendo o Caminho da Fé, de São Carlos/SP a Aparecida/SP, de 545km em 6 dias.
Pedal costeando o Parque Nacional do Iguaçu, também foi um grande desafio do grupo.
O grupo tem se mantido ativo, mantendo sempre uma média de 20 integrantes, pedalando, principalmente, pelos interiores, já tendo rodado por toda a região, além de Toledo, São Pedro, Vera Cruz, Ouro Verde, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Maripá, Palotina, Assis Chateaubriand, Jesuítas, Cascavel, conhecendo os mais diversos locais que só a bicicleta proporciona.
Para as diversas atividades, parte da pedalada e social, uniforme e demais ações, o grupo conta com a cobrança de mensalidades de seus atuais 23 integrantes e com apoio de 12 patrocinadores (Bicicletaria Avenida, Siega’s Boutique, Dipagril Auto Peças, JR Terraplanagem, Jocimar Lira Imóveis, Agrofar do Brasil, Cooatol, Scherer Auto Peças, Center Investimentos, Auto Mecânica JM, Maxicon Sistemas e Sicredi), que são empresas da cidade que acreditam no esporte e tem ajudado o grupo.
Diversos atletas começaram “brincando” de pedalar com o grupo Miojo e, gostando de competir se lançaram em competições, com bons resultados em nível estadual como foi o caso de integrante que iniciou no Grupo Miojo e, posteriormente, chegou a integrar a seleção brasileira de para-ciclismo.
Mas a maioria pedala por diversão mesmo, pelas amizades, lazer e pela atividade física proporcionada pelo ciclismo, temos o objetivo de transparecer segurança e organização sendo bem visto pela sociedade como um todo.
Objetivo atual do grupo é incentivar todos a manter atividades com a bike, independentemente de passeios, competições, distâncias ou tipos de pedais. Também, realizar atividades educativas com seus integrantes a fim de difundir a atividade física voltada à bicicleta, à mobilidade urbana, ao respeito no trânsito e demais atividades físicas saudáveis. Além claro, da parte de socialização entre seus integrantes e familiares.