Guarda municipal que salvou recém-nascido recebe Certificado de Bravura
30/10/2024
Agentes da guarda municipal estiveram presentes, na manhã desta terça-feira (29), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, para prestigiar a entrega do Certificado de Bravura para a guarda municipal Elaine Maria Klein, que salvou, na última quinta-feira (24), a vida de uma criança com 16 dias de vida de um engasgo com leite materno. Honraria semelhante também foi oferecida a toda a corporação, representada pelo agente Paulo Junior Cesario Vaz, que ficou responsável por levá-la à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU).
Durante o ato, o prefeito Beto Lunitti enalteceu a ação heroica de Elaine. “A Guarda Municipal é muito importante, e dar este reconhecimento pelos serviços prestados, me deixa muito contente. Parabéns a todos os 123 agentes da guarda e também para a Elaine por este lindo ato”, comenta.
Eliane, que também pertence à equipe Maria da Penha, realizou bravamente uma manobra de fisioterapia respiratória para salvar a vida da criança. “Estou muito emocionada, ainda estou em choque com tudo o que aconteceu, mas é uma honra receber este certificado, pois é um reconhecimento de todo o trabalho feito. Fico muito contente e aliviada de ter salvo uma vida, para mim a sensação é de dever cumprido. Agradeço ao governo municipal por ter me oferecido a capacitação que permitiu fazer as manobras corretas diante de uma situação tão complicada”, conta a guarda municipal, após receber o certificado.
A homenagem foi realizada após a reunião semanal promovida pela chefia do Executivo Municipal com os secretários, sendo que alguns pediram a palavra para tecer elogios ao ato de Eliane. A vereadora eleita Katheli Nascimento, que, na atual legislatura foi suplente por alguns meses e, neste período, criou, ao lado da colega Olinda Fiorentin, projeto de lei que “institui a Semana de Conscientização e Prevenção da Asfixia Mecânica por Corpo Estranho”, também marcou presença. “São poucas pessoas que se oferecem e têm a coragem de salvar uma vida. Isso não tem preço e, além de tudo, é um gesto que me emociona muito”, exalta o secretário da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni.