Frank Som uma história de 37 anos de futebol e amizades
12/12/2022
O ano era 1985. Em um fim de tarde, os dois amigos Werno Frank (Frank) e Edgar Alves (Vareta), conversavam sobre o que fazer nos finais de semana, talvez uma atividade física, algo para ocuparem o tempo livre. Surgiu, então, a ideia de montar um time de futebol suíço. Começaram a conversar com os amigos, convidaram um aqui, outro ali, e logo a equipe estava formada. Nascia o time de futebol Frank Som.
“
Os pais do Edgar tinham uma chácara, aí deu certo, a gente começou a jogar num potreiro lá. É um potreiro assim, ele era bem inclinado. Nós não tínhamos condições de fazer uma terraplanagem, então a gente jogava assim mesmo.
Inclusive, bem no centro do campo, existia um eucalipto muito grande. A gente cortou, tentou queimar ele, fez de tudo, mas por muito tempo jogamos ali com aquele eucalipto e o campo tudo inclinado, tudo torto, no meio de umas árvores”, lembra Frank ao comentar sobre o início do time.
Frank também comenta das dificuldades que enfrentaram no começo,
“nenhum de nós tinha uma condição financeira de investir muito. Quando fazíamos o uniforme, cada um pagava com o que podia e quem podia ajudava um pouco mais, e é assim até hoje, na base da parceria”.
“
Na inauguração do nosso primeiro uniforme, faltou gente para jogar bola aquele dia. Precisei convidar um amigo pra ir lá, que depois ia ter um churrasquinho e tal, pra ele posar na foto pra dar pelo menos o time, pelo menos os sete”.
Mais tarde, em setembro de 1993 já em terreno próprio, localizado na linha Cristo Rei, hoje proximidades da PUC, foi construído o campo de futebol onde o Frank Som passou a mandar seus jogos nos sábados à tarde. Com a construção de um espaço para confraternizações, vestiários e a iluminação do campo, teve início o famoso “rachão das quintas”.
O time cresceu, ficou conhecido e reconhecido no ambiente do futebol suíço. Em 2019, já com a denominação de “Frank FC”, o mando de jogos passou a ocorrer no campo instalado na Linha São Paulo e, aos poucos, a infraestrutura do lugar está sendo melhorada e já é utilizado como um ambiente de encontro para os familiares daqueles que jogam no Frank FC.
Com 37 anos de história o elenco atual conta com 15 atletas sendo que 3 destes estão há mais de 20 anos equipe, são estes: Vanderlei (Lobo), Jonifer e o Tato. Para Jeferson Bernardi, coordenador das atividades do time, “o Frank FC nasceu a partir da amizade e o companheirismo, valores estes que são cultivados entre os atletas e é o que mantem o grupo ativo por todos esses anos.
Recentemente, a equipe estreou o uniforme da temporada 2022/2023 e tem orgulho de realizar e participar de jogos de futebol suíço nos quais tanto o respeito ao adversário quanto a parceria interna do time são sempre levados em consideração. Além disso, as atividades do Frank FC não se limitam à disputa de partidas de futebol nos sábados à tarde, pois, com frequência são realizadas confraternizações das quais participam todos os familiares dos jogadores. Entendemos que o nome “Frank FC” é sinônimo de tradição e respeito nos campos de futebol suíço de Toledo.