Publicidade Sicredi
Ícone Notícia Notícias
Diversas
Festival de Voo Livre reúne 90 pilotos em cenário de tirar o fôlego

Festival de Voo Livre reúne 90 pilotos em cenário de tirar o fôlego

27/11/2019
Em um cenário paradisíaco às margens da represa Chavantes, os praticantes de parapente alçaram voo apreciando do alto as belezas da Estância da Pedra do Índio, em Ribeirão Claro. A atração integrou a programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) na região de Angra Doce, que recebe o evento até o próximo dia 1º de dezembro, com diversas clínicas esportivas e competições.
O Festival de Voo Livre reuniu cerca de 90 pilotos dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, dos quais somente os mais experientes fizeram voos de apresentação, uma vez que devido aos ventos muito fortes não foi possível realizar a competição.
O piloto de parapente Márcio André Lichtnow é da equipe Vento Norte Paraglider e foi o responsável pela organização do evento, representando a Federação Paranaense de Voo Livre. “Já voo neste cenário desde 1998, vi a transformação deste lugar acontecer, por isso sempre trago meus alunos para voar na Pedra do Índio, a reação é de deslumbramento em todas as vezes”, evidenciou Márcio.
Piloto experiente e com um vasto currículo no esporte, o organizador do festival elenca o potencial turístico da região.  “Conheço vários locais dentro e fora do Brasil, por isso posso dizer com convicção que a estrutura turística, as condições para voar e o visual de Ribeirão Claro só são comparáveis a Annecy, na França, conhecida como a Veneza dos Alpes. No Brasil é com certeza o local mais bonito e com melhor infraestrutura de todas. Os participantes estão deslumbrados com o local”, enfatizou Márcio.
Conforme o realizador do evento, a modalidade foi incluída pela primeira vez na programação dos Jogos de Aventura e Natureza, e tinha como objetivo fazer provas de permanência no ar e pouso, promovendo a integração entre os pilotos. Para o próximo ano, Márcio antecipa que a Federação Paranaense de Voo Livre pretende fazer um campeonato em todas as etapas dos JANS, com premiação somente na última etapa.
O Festival de Voo Livre contou também com o apoio da Associação de Voadores de Ribeirão Claro (Avoarc). A última etapa do Campeonato Paranaense de Voo Livre acontece entre os dias 30 de novembro a 1º de dezembro, em Terra Rica. A competição de alta performance reunirá pilotos de grande influência, que possuem acima de 70 quilômetros de voo.

Fotos: Denis Ferreira Neto
Ícone Notícia Últimas Notícias
 Instituto Abraçar Toledo vai realizar 5ª edição do Prêmio Atleta Destaque
Instituto Abraçar Toledo vai realizar 5ª edição do Prêmio Atleta Destaque
​Aeroporto: Em quatro meses de operação, 50 voos embarcam seis mil pessoas
​Aeroporto: Em quatro meses de operação, 50 voos embarcam seis mil pessoas
​Anfitriões e Curitiba dominam pódio e levam título geral do badminton nos JOJUPS
​Anfitriões e Curitiba dominam pódio e levam título geral do badminton nos JOJUPS