Publicidade Domima
Ícone Notícia Notícias
Educação e Cultura
Ensino e inovação: Prefeitura e Biopark firmam termo de cooperação

Ensino e inovação: Prefeitura e Biopark firmam termo de cooperação

22/03/2023
Em ato realizado no Biopark nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e o Biopark Educação firmaram um acordo de cooperação técnica para o atendimento às crianças da rede municipal. Na ocasião, foi formalizado o fornecimento de 113 bolsas de estudo do Clube de Ciências para os estudantes. Além disso, o Biopark Educação ainda fornece o transporte até o local das aulas – o prédio Charles Darwin. Após o evento, as autoridades acolheram as crianças da Escola Municipal São Francisco de Assis, do Jardim São Francisco, e visitaram as estruturas do Clube de Ciências.
Participaram da assinatura o prefeito Beto Lunitti, o fundador do Biopark Luiz Donaduzzi, o diretor do Biopark Educação Paulo Rocha, a secretária de Educação de Toledo Marli Gonçalves Costa e demais representantes das duas entidades. O termo tem o objetivo de executar ações conjuntas, programas e projetos de interesses comuns, como o fortalecimento da educação básica, da tecnologia e inovação, e o desenvolvimento de capacitação dos professores municipais. “Temos um programa no qual capacitamos cerca de 40 diretores de escolas municipais em metodologia ativa e inovadora. Este ano, vamos dar continuidade com os docentes”, relatou o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha.
O prefeito Beto Lunitti reforçou a importância em fomentar conexões entre a iniciativa privada e o setor público. “Entendemos que juntos fica mais fácil fazer e desenvolver as habilidades dos nossos estudantes. E é importante ver os alunos discutirem e formularem ações inovadoras. Isso faz com que as crianças tenham potencializadas suas habilidades”. Lunitti ainda acrescenta que a presença de professores e alunos no local é uma oportunidade única para a formação pessoal e cidadã, a partir do entendimento do que a ciência pode fazer na vida das pessoas. “Isso representa a construção de saberes, mas também o desenvolvimento socioeconômico”.
A intenção com a parceria é apresentar um novo formato de educação, disruptivo e inovador, pois, segundo o fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, a escola que de hoje não está mais funcionando, sobretudo no Brasil. “Precisamos criar novos modelos adaptados ao século XXI e a essa revolução da tecnologia da informação”. Além disso, a meta é apresentar a estudantes e professores um novo ambiente. “Nossa intenção é trazê-los para cá [Biopark], para que sejam multiplicadores nas suas unidades escolares, pois a partir do momento que formarmos uma massa crítica as coisas começarão a andar sozinhas porque os alunos, após estudar com metodologias inovadoras, não aceitam voltar ao sistema antigo”, comentou Donaduzzi.
Toledo tem trilhado esse caminho inovador na educação e, conforme a secretária da Smed, Marli Gonçalves Costa, é muito interessante experimentar uma aula do Clube de Ciências. “Você trazer tecnologias e metodologias inovadoras para a educação faz produz encantamento nas crianças. É preciso agradecer aos nossos professores e professoras que estão abertos a novas formas de ensinar e educar. É muito bom ver que nossos estudantes querem mais. Hoje são 113 crianças atendidas pela parceria, experimentando a ciência na prática, além de tudo o que já tem sido feito na escola pelos nossos profissionais”, concluiu.

Foto: Ricardo Morante
Ícone Notícia Últimas Notícias
150 professores PSS assinam contrato com o município
150 professores PSS assinam contrato com o município
47º Festin abre inscrições e divulga regulamento
47º Festin abre inscrições e divulga regulamento
ALUNO CONECTADO CREDENCIOU SECRETÁRIA MUNICIPAL A MEDIAR PAINEL EM CONGRESSO INTERNACIONAL
ALUNO CONECTADO CREDENCIOU SECRETÁRIA MUNICIPAL A MEDIAR PAINEL EM CONGRESSO INTERNACIONAL