Decretos definem o porte das escolas e Cmeis do município
26/01/2023
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou na manhã desta quarta-feira (25) o acolhimento das direções eleitas e re-eleitas no final de 2022. É a primeira reunião de alinhamento das atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2023. Na ocasião o prefeito Beto Lunitti, acompanhado das secretárias de Educação, Marli Gonçalves Costa, e de Recursos Humanos, Marta Fath, assinou os Decretos Nº704 e 705/23 que estabelecem critérios para a organização das escolas e dos centros municipais de educação infantil (cmeis) do município, respectivamente.
Desatualizado desde 2002, o documento define a distribuição do corpo docente, técnico-pedagógico e de apoio do quadro do magistério para atuar em cada unidade escolar. “Pela primeira vez é feito esse documento ordenando o trabalho dos cmeis. E das escolas, faz 20 anos que não é atualizado. A maior escola do município tinha bem menos horas de coordenação que escolas de menor porte. Em outros casos, escolas que funcionam o dia inteiro e só tinham direção em meio período. Isso não pode mais acontecer”, frisou a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa.
A secretária de RH, Marta Rath, comentou que a Educação foi bastante impactada e ainda sofre pelas dificuldades que a pandemia trouxe. Ela também comemorou a assinatura dos decretos. “Esse é mais um passo que estamos dando para a melhoria da Educação”, pontuou.
O prefeito Beto Lunitti saudou as direções e desejou um excelente ano a todos. “As crianças são o objetivo maior. Não tem pai que leva a criança pra escola só no sentido de aprender, eles levam por amor, a Educação é o princípio do amor. Cabe ao prefeito apoiar as iniciativas importantes e dar o ordenamento orçamentário. Nossa gestão tem olhado a administração como um todo. Queremos que tudo que temos nas escolas municipais também possa chegar aos colégios do Estado para formarmos um corredor do saber e aproveitar todo o conhecimento trabalhado aqui nas escolas”, discorreu Beto às direções. Ele falou sobre a manutenção das escolas e se colocou como parceiro das direções na solução das demandas existentes.
A reunião com as diretoras e diretores também abordou sobre a formação continuada, organização do ano letivo, atribuições de cada profissional - diretor e coordenadores - (já que mais de um terço das direções eleitas são de novos integrantes na função), cronograma de eventos que a Smed vai realizar junto com as escolas. Isso inclui a destinação de materiais, eventos, formações, datas comemorativas e assessoramentos pedagógicos.
Nesta quinta-feira (26) os professores retornam das férias e, segundo a diretora do Departamento de Ensino, Dirce Külzer, é importante que todas as direções saibam as linhas gerais para compartilhar com os professores e organizarem o seu ano letivo.
Foto: Carlos Rodrigues